Quem sou eu

Minha foto
O d i Silva, ambientalista que tem por princípio a defesa da natureza, considera que as pessoas não têm uma relação harmoniosa com o meio ambiente porque não sabem ou não refletem sobre os benefícios que a natureza pode trazer para elas. Por desconhecimento, agridem ao invés de proteger. Refletindo sobre este fato, Odi Silva chegou à conclusão de que, ensinando as pessoas a conhecer as plantas medicinais e os benefícios que trazem, as plantas poderiam ser usadas como um instrumento de educação ambiental. Desta forma, as pessoas conhecendo melhor os benefícios da natureza, entenderiam a necessidade de fazer uma parceria com ela, protegendo-a para, em troca, receber todos os benefícios que ela pode oferecer. Assim, resta-nos agradecer o benefício que a natureza nos traz e transmitir o nosso amor por tudo de bom que ela nos oferece e dizer: VIVA A VIDA! OBRIGADO MÃE-NATUREZA!

terça-feira, 31 de março de 2009

BALIEIRA

BALIEIRA

As partes usadas desta planta são suas folhas.
É o maior anti-enflámatorio da naturza. Para o uso interno, faça uma chá sempre bem fraco podendo ser usado em infequição intestinal ou em diáreia. Para o uso externo pode ser feita uma essencia com alcool acima de 90° graus( veja a essência do Odi constante neste blog onde a balieira é usada numa infução junto com outras plantas).
Na infução ela pode ser usada para dores musculares, cravos, espinhas na pele e alergias. Também pode ser usada em gargarejos , os adultos podem usar ela pura para um gargarejo e enquanto para as crianças ela deve ser enfraquecida em água.
Está planta existe em grande quantidade na zona rural de Sapucaia do Sul.

6 comentários:

  1. Obrigado,
    Graças a este maravilhoso blog consegui montar uma oficina de plantas medicinais no dia da solidariedade da minha escola que será dia 16 de maio de 2009. Valeu a ajuda mais do que preciosa !

    ResponderExcluir
  2. Odi meu marido está com psoríase nas mãos sofre muito com isso se for possível alguma planta para tomar e passar nas mãos.Agradeço meu imail é:zilda_pereira_@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para psoríase melhorar não pode comer: ideal nada com lactose, carne vermelha, carne de porco branco, carne de galinha branca, evitar tudo indigesto.
      Esta é a minha dica.
      Cardoso Moreira-rj

      Excluir
  3. Como posso conseguir mudas desta planta Ora-pro-Nobis,

    email. rnelsonabilio@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. posso conseguir mudas pra ti....depende de onde mora

    ResponderExcluir
  5. Oi. Adorei suas dicas. Soube desta planta agora, literalmente falando. Ela é difícil de achar? Estou em Maua - Magé- RJ. Não conheço ninguém aqui que trate de ervas.

    ResponderExcluir