Quem sou eu

Minha foto
O d i Silva, ambientalista que tem por princípio a defesa da natureza, considera que as pessoas não têm uma relação harmoniosa com o meio ambiente porque não sabem ou não refletem sobre os benefícios que a natureza pode trazer para elas. Por desconhecimento, agridem ao invés de proteger. Refletindo sobre este fato, Odi Silva chegou à conclusão de que, ensinando as pessoas a conhecer as plantas medicinais e os benefícios que trazem, as plantas poderiam ser usadas como um instrumento de educação ambiental. Desta forma, as pessoas conhecendo melhor os benefícios da natureza, entenderiam a necessidade de fazer uma parceria com ela, protegendo-a para, em troca, receber todos os benefícios que ela pode oferecer. Assim, resta-nos agradecer o benefício que a natureza nos traz e transmitir o nosso amor por tudo de bom que ela nos oferece e dizer: VIVA A VIDA! OBRIGADO MÃE-NATUREZA!

terça-feira, 31 de março de 2009

O ORA-PRO-NÓBIS( ROGAI POR NÓS)

O ORA-PRO-NÓBIS( ROGAI POR NÓS)




A parte usada desta planta é a suas folhas.

Asim é chamada porque era usada nas sercas viva de igrejas. É chama carne vegetal devido o seu poder nutritivo. É rica em cálcio e fósforo e vitamina C. Pode ser fazer refogados de carnes e molhos para maças com a suas folhas. É a planta conhecida com a maior quantidade de ferro especial para o combate a anemia.

13 comentários:

  1. Sr. Odi, estou lhe enviando um e-mail na busca para saber se o que tenho no meu quintal e realmente o ORA-PRO-NÓBIS.
    Abracos
    Renata

    ResponderExcluir
  2. noossa meu filho!!! vc naum sabe escrever nao...
    "maça" com ç.. meu DEUS ceu... vai na escola tah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é completamente destrutivo, alguém desconsiderar tantas informações importantes e se apegar a um erro de grafia. Sinceramente! Quem disse que se falar bicreta! Ou Bicicleta não serei entendida. Por favor! Ninguém aqui está prestando vestibular não. Não estou defendendo de forma alguma o erro na escrita. Mas menos pavor, por favor. Vamos contemplar o melhor que há nas pessoas e nas coisas

      Excluir
  3. Antes de pesquisar na internet sobre esse vegetal,denominado popularmente fumo-bravo,não esperava encontrar sobre esse nenhuma informação ao encontrar-lá nesse site,fiquei maravilhada,pois essa fez parte e era usada por um contexto social de uma época consideravelmente distante,e ao tomar conhecimento desta planta,quando caminhava com meu avô,aqui pelos campos de Minas Gerais,acreditei que toda essa cultura e conhecimento já tivesse sido sepultada pelo tempo,graças!não está. O meu avô disse:Eu fiz uso dessa planta quando ainda era criança,e meu pai também.o meu avô em 1897 também.
    Através desses relatos de meu avô,conclui:a fito-terapia não se resume apenas em uma simples cura biológica,essa também possui o poder de resgatar história.

    ResponderExcluir
  4. recentemente,descobri que sofro de esofagite e duodenite,que me causam muitas dores.comecei a tomar as folhas do ora pro nobis batidas com água e a dor sumiu.acredito que seja por causa do poder cicatrizante da planta.

    ResponderExcluir
  5. Pois é António!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Li mal. Capich!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. CONCORDO plenamente, as folhas do ora-pronobis além de ser alimento , cura mesmo!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Odi, sou profesora de biologia e como você luto muito para mostrar para as pessoas como a natureza é bela, nós é que a destruímos. Eu utilizo uma ferramenta muito importante para isso... Os meus alunos, eles são a esperança de um futuro melhor. Sobre o Ora-pro-nobis, por incrível que pareça eu soube na semana passada sobre os seus benefícios, é que tenho uma incômodo muito grande após as refeições, parece que nada digere direito, então um tio meu (santa experiência), me indicou tomar o ora-pro-nobis, que ele cultiva com muito carinho em seu quintal, pois hoje ele está curado das dores no estômago... eu como sou esperta, já trouxe uma muda e já estou tomando. Descobri seu blog, pois entrei na internet para saber mais sobre essa maravilhosa planta eu já havia procurado em vários livros (A saúde brota da natureza e Plantas que curam do irmão Cirilo), mas não havia encontrado nada, inclusive encontrei uma receita de "Pão de ora-pro-nobis delicioso... um grande abraço e fique com Deus. Continue com seu lindo trabalho, a mãe natureza agradece.

    Abraços,

    Silvia do RJ

    ResponderExcluir
  9. Ajuda também no combate a reação da quimioterapia

    ResponderExcluir
  10. As folhas de ora pro nobis cortadinhas com tomate e azeite
    extra virgem é um alimenbto funcional de primeira linha e
    saboroso também

    Joao Suares da Cunha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao pesquisar o nome de uma planta que havia no jardim da casa de minha mãe descobri ser a ora-pro-nobis. comecei então a cultivá-la e usar esta periodicamente na alimentação.

      Excluir
  11. Muito bom o texto do seu perfil. Parabéns! Concordo e acredito muito no poder das cura através das plantas e da alimentação

    ResponderExcluir