Quem sou eu

Minha foto
O d i Silva, ambientalista que tem por princípio a defesa da natureza, considera que as pessoas não têm uma relação harmoniosa com o meio ambiente porque não sabem ou não refletem sobre os benefícios que a natureza pode trazer para elas. Por desconhecimento, agridem ao invés de proteger. Refletindo sobre este fato, Odi Silva chegou à conclusão de que, ensinando as pessoas a conhecer as plantas medicinais e os benefícios que trazem, as plantas poderiam ser usadas como um instrumento de educação ambiental. Desta forma, as pessoas conhecendo melhor os benefícios da natureza, entenderiam a necessidade de fazer uma parceria com ela, protegendo-a para, em troca, receber todos os benefícios que ela pode oferecer. Assim, resta-nos agradecer o benefício que a natureza nos traz e transmitir o nosso amor por tudo de bom que ela nos oferece e dizer: VIVA A VIDA! OBRIGADO MÃE-NATUREZA!

terça-feira, 31 de março de 2009

FUMO BRAVO

FUMO BRAVO

As partes usadas desta planta são suas folhas e raizes. É popularmente usaddos no caso de pneumonia, como espectorante e anti-ásmatico. Também é usado para fazer uma exencia para os casos de dores musculares, alergia na péle, cravos e espinhas na pele.( veja o caso da essência do Odi na qual ele é faz parte de uma composição de ervas usadas nesta essência)

24 comentários:

  1. viajo 300km a pé em uma romaria. Gostaria de arender a preparar um remedio com ervas para aliviar dores musculares no decorrer da viajem. Se puder me ajudar, agradeço muito.
    Meu e mail é masp_tri@hotmail.com.
    marco Antonio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Marco Antonio !

      estou te enviando algumas dicas por e-mail

      Excluir
  2. me criei tomando fumo bravo e nunca tive peneumonia é muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como faço o chá? tenho um pé de fumo bravo aqui no meu terreno

      Excluir
  3. Gostaria de saber a receita para uso dessa planta em dores musculares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pica as folhas com picar saladas e deixe curti no alcool e passe a noite qdo vai dormi

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Como fazer chá xarope quantidade..como tomar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. costumo fazer o chá com uma folha apenas, bem picada, após a água levantar fervura colocar a folha tampar e desligar o fogo. deixar descansar 10 minutos

      Excluir
  6. Bom dia. Tenho esporão de calcanho, gostaria de saber se o chá da folha de fumo serve para curar o esporão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho esporão tbm faço uma infusão de álcool e umas 7 folhas de fumo bravo e uso pra fazer massagem... Depois encharco bem uma meia velha e deixo ali a noite. No outro dia acordo muito bem sem nada de dor.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Tenho esporão de calcanho, gostaria de saber se o chá da folha de fumo serve para curar o esporão.

    ResponderExcluir
  10. olá Paulo B.

    estou enviando pra vc algumas dicas para usar no esporão...espero que amenize abraço!

    Vale a pena experimentar os tratamentos naturais para esporões de calcâneo
    RECEITA DE TRATAMENTO PARA CATAPLASMA DE ESPINAFRE:

    – Macere bem algumas folhas de espinafre e aplique sobre o local, com uma faixa, por vinte minutos, enxaguando com água morna após esse tempo.



    RECEITA DE TRATAMENTO DE EMPLASTRO COM AROEIRA

    Pegue algumas folhas de aroeira e passe por uma fervura para que amoleçam um pouco.
    Rale uma quantidade pequena da raiz de gengibre (ele é picante e, se for colocado em excesso, pode arder a pele).
    Misture as folhas cozidas da aroeira, a raiz ralada de gengibre e um pouco de álcool gel e aplique sobre uma compressa de gaze ou um pano limpo e aplique no local, amarrando para ficar firme e deixando, de preferência, da noite até o dia seguinte.
    A aroeira e o gengibre são antiinflamatórios naturais e esse emplastro é indicado para dores ósseas em geral, também após retirada de gessos, etc.

    ResponderExcluir
  11. Ola será que seve para tira inflamação da unha cravada?

    ResponderExcluir
  12. Olá. Estou com uma úlcera no pe. Me falaram que as folhas de fumo bravo são muito Boas pra cura e cicatrização. Meu e-mail. iuri.de.oliveira29@gmail.com agradeço desde já quem puder me esclarecer.

    ResponderExcluir
  13. A folha de fumo junto com folha de pimenta cura qualquer infecção em feridas. Só lavar, esquentar no óleo e aplicar depois de morninho na ferida!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Sinto uma dor no cotovelo e tipo assim vai atacando os nervos da mão,que remédio caseiro bom pra isso?

    ResponderExcluir
  16. Isso sem saber o preço da muda do fumo bravo,chega ate 1000 reais.tem muda menor a 200 reais,é muito tem ela plantada e não tira proveito dela.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, todo este valor, aqui no sul tem por tudo, parece inço, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  18. Moro numa chácara e está nascendo pés de Fumo bravo.Gostaria de saber se pode dar chá dessa planta para criança de 2 anos e 10 meses que tem bronquite?

    ResponderExcluir